DETALHES DO PRODUTO
Você já percebeu que a sensação de bem-estar ao se envolver em atividades manuais vai muito além do simples prazer? Acredite ou não, esse hobby pode estar contribuindo significativamente para a sua saúde!
Descubra mais detalhes no texto de hoje!
Quando você reserva um momento para se dedicar ao crochê, tricô ou qualquer técnica manual, é inegável a sensação de bem-estar que surge, concorda? No entanto, neste texto, vamos explorar como essa sensação transcende o mero prazer e, de fato, contribui para a melhoria da sua saúde. Continue a leitura deste post, porque chegou a hora de você ficar por dentro de todos eles.
Apesar de ser ótimo para o bem-estar, a maioria das pessoas, principalmente os artesãos, usam as artes manuais apenas como fonte de renda. Sendo assim, muitas vezes, eles esquecem de todas as maravilhas que elas podem realizar. Mas a verdade é que, além de ser uma fonte de renda, o crochê, o tricô e tantas outras técnicas, podem trazer vantagens incríveis ao nosso bem-estar.
Portanto, seja você um artesão profissional ou alguém que pratica crochê e tricô por lazer, saiba que a redução dos níveis de estresse é apenas uma das consequências positivas que essas práticas têm.
Benefícios do crochê e do tricô para a saúde
Dessa vez, não vamos falar sobre a renda que o artesanato pode te proporcionar, e nem sobre as peças lindas que você pode criar com artes manuais. Hoje, o foco é apenas em saúde e bem-estar.
Sendo assim, confira a lista abaixo com tudo o que o crochê e o tricô podem fazer por você e surpreenda-se!
1- Previnem doenças degenerativas
Por exigirem muita concentração, raciocínio e coordenação motora, trabalhos manuais como o crochê e o tricô ajudam na prevenção de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.
2 - Afastam a depressão
Tão importante quanto atuar na prevenção de doenças, uma atividade intelectual como o artesanato diminui a ansiedade e pode ajudar também a afastar a depressão. Em alguns casos, essa prática se torna uma ressignificação de vida. Idosos, por exemplo, traçam novos objetivos e, ao ver propósito no que fazem, sentem-se mais úteis e felizes.
Além disso, por meio dos diversos grupos de crochê e tricô que existem, muitos aumentam suas relações sociais, e assim, diminuem a solidão.
3 - Reduzem do estresse
Juntamente com o benefício anterior, trabalhos manuais também aumentam os níveis de serotonina no cérebro, e consequentemente, a sensação de bem-estar e prazer. Além disso, há algo ainda mais importante: o artesanato é capaz de diminuir os hormônios que causam o estresse.
4- Relaxam
Você sabia que sempre Sempre que realizamos movimentos repetitivos, acalmamos o nosso coração e, dessa forma, nossa pressão baixa?
Assim, ao mesmo tempo em que praticamos crochê, tricô, ou outro tipo de artesanato, sentimos grande conforto e relaxamento.
5- Tornam as mãos ágeis
Bem como uma ida à academia, as atividades manuais também trabalham os músculos, assim como outros exercícios. Por isso, praticar artesanato proporciona mãos e braços mais fortes e ágeis para toda a vida.
6- Melhoram a autoestima
A capacidade de planejar e criar algo do começo ao fim, aumenta a autoestima e a sensação de dever cumprido.
Dessa forma, além de ser elogiado por suas obras e se sentir muito orgulhoso do seu próprio trabalho, você também pode se orgulhar por ser um artesão organizado.
7 - Melhoram a visão
O movimento que os olhos fazem para acompanhar o trabalho manual ajuda a melhorar a acurácia visual, que é a exatidão com que enxergamos algo. Além disso, aumentamos a lubrificação natural dos olhos e diminuímos as chances de catarata e degeneração desses órgãos tão importantes.
8 - Ajudam no desenvolvimento das crianças
Além de divertir, o artesanato estimula o desenvolvimento psicomotor das crianças. Algumas escolas, inclusive, já têm aulas de artes manuais em sua grade curricular.
9 - Exercitam o cérebro
A ação de coordenar os movimentos de linha e agulha durante a prática do crochê e do tricô melhora toda a atividade cerebral e estimula o desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, quase todo trabalho exige algum tipo de contato com a matemática, o que mantém as habilidades cerebrais de raciocínio em dia.
10 - Aumentam a concentração
Cada etapa do trabalho manual exige muita atenção. Por isso, a prática desses tipos de atividades ajuda pessoas muito agitadas, ou sentem dificuldade em se concentrar. O Mindfullness, conhecido como atenção plena, também é estimulado durante práticas handmade, pois exige que o artesão foque 100% no momento presente e na ação que está realizando.
11 - Cuidam das articulações
Movimentar as mãos favorece a lubrificação das articulações, o que previne dores futuras no processo de envelhecimento.
Mas atenção, é preciso praticar com cuidado.
Excesso de atividades pode ser prejudicial.
A nossa dica é alongar suas mãos sempre antes, durante e depois do trabalho com linha e agulha.
12 - Aumentam a criatividade
Por fim, artesanato exercita a capacidade de criar e imaginar. Dessa forma, o crochê e o tricô também ajudam em outros aspectos da vida, nos momentos em que precisamos de uma dose maior de imaginação.
Vamos começar a aproveitar os benefícios do crochê e do tricô?
Definitivamente, temos certeza de que você ficou impressionado ou impressionada em saber sobre as vantagens que existem na prática de artes manuais!
Para começar a praticar, não existe idade certa. E o mais legal é que quanto mais cedo você começar, mais rápido vai sentir as vantagens e os benefícios no seu dia a dia e na sua saúde.
fonte: blog da Círculo
Por: R$0,00
Ou em até 1x de R$ 0,00